O Black Friday reúne botas e botas de equitação masculinas para competição, trabalho diário e inverno: botas altas Harry's Horse Lancelot, HKM Belmond, Lexhis Monaco e Horka Calgary, botas Sergio Grasso Dynamik, Kavalkade Meridius e Alberto Fasciani, Ariat Treadfast Chelsea impermeável, Mountain Horse Wild River e botas térmicas Horka e QHP. Modelos com salto acentuado, projetados para a segurança do cavaleiro.
O bom apoio no estribo, a preço reduzido.
Todo calçado de equitação possui um salto destacado, que evita que o pé escorregue pelo estribo: em caso de queda, um pé preso pode arrastar o cavaleiro. A sola permanece lisa ou levemente cravada na parte da frente do pé, para que a bota se solte facilmente do estribo ao menor problema. A curvatura, por fim, se adapta à forma do estribo e estabiliza o apoio. As botas de exterior como a QHP Daan ou a Horka Highlander, mais cravadas e robustas, servem principalmente para trabalhos na cocheira, no picadeiro e para caminhadas com o cavalo na mão, em vez de montaria em si.
A equitação masculina no Black Friday também se divide em:
Todo o equipamento masculino está reunido na página homens.
A bota alta vai até o fundo do joelho e protege a panturrilha do aperto das gravações: é o traje de competição, com contato preciso entre a perna e o flanco do cavalo. As Harry's Horse Lancelot, HKM Belmond e Lexhis Monaco são exemplos disso. A bota jodhpur para ao nível do tornozelo; ela deve seu nome a Jodhpur, cidade do Rajasthan onde os jogadores de polo britânicos a adotaram na década de 1920. Mais fácil de calçar, ela é complementada com mini-chaps que cobrem a panturrilha e reproduzem o suporte de uma bota. As Sergio Grasso Dynamik, Kavalkade Meridius e Alberto Fasciani Custo oferecem versões em couro.
No inverno, o frio sobe pelos estribos metálicos e pelos pisos do estábulo. As botas térmicas Horka Thermo e QHP Thermo Calgary, forradas com um material isolante, e as boots forradas Black Fox Cheyenne mantêm os dedos quentes durante as longas sessões. Contra a lama e a chuva, os modelos impermeáveis como a Ariat Treadfast Chelsea H2O, a Mountain Horse Wild River e a Premier Equine Vinci evitam meias molhadas no picadeiro. As botas de borracha Black Fox Tennessee e as boots Red Horse em PVC podem ser lavadas com água ao sair do box: a solução mais simples para a limpeza e manutenção.
A bota Chelsea, como a Ariat Treadfast, é reconhecida pelos seus elásticos laterais e pela alça traseira: ela é calçada facilmente, sem cadarços que possam prender, o que a torna o calçado ideal para os idas e vindas entre o box e a pista. O fecho com zíper, como na Mountain Horse Wild River, facilita o calce de uma bota ajustada ao tornozelo ou de uma bota alta junto à perna. Os cadarços, por fim, permitem um ajuste preciso no pé. Um couro tratado regularmente com graxa ou bálsamo permanece flexível e resiste melhor à água, independentemente do sistema de fechamento.
Uma bota nova deve chegar um pouco acima do fundo do joelho, pois o couro se assenta no tornozelo nas primeiras semanas. Meça a altura sentado, com a perna dobrada, usando a calça de equitação e as meias de montaria.
Conserve seu número de calçado normal e experimente com meias finas de montaria. O pé não deve se mover no salto, caso contrário, a bota esfrega, e os dedos devem conseguir se mover: uma bota muito apertada esfria rapidamente o pé no inverno.
Sim, as botas de couro com elásticos ou zíper podem ser usadas fora do clube. É melhor, no entanto, reservar um par para o estábulo, pois o esterco e a urina atacam o couro e deixam odores persistentes.
Enxágue com água limpa após cada uso e deixe secar à sombra, pois o sol pode rachá-las. Armazene-as em pé, longe do gelo, para evitar marcas que podem acabar rachando.
As formas mantêm o cano reto e evitam que ele infle com marcas no tornozelo, que marcam e enfraquecem o couro. Elas também absorvem parte da umidade após uma sessão de chuva.